Sidebar

19
Sex, Out

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Foi realizada nos dias 30 de janeiro a 1º de fevereiro, no auditório do Petrolina Palace Hotel, a primeira rodada de negociação da campanha salarial unificada dos assalariados (as) e produtores (as) rurais do Vale do São Francisco BA/PE. É a maior mobilização de trabalhadoras e trabalhadoras rurais da região. Envolve várias entidades sindicais. dos estados da Bahia e Pernambuco, e abrange uma base de 200 mil pessoas.

Em entrevista ao Portal José Manoel dos Santos, Zezinho, coordenador da campanha, informou que o objetivo dos trabalhadores é conquistar um reajuste salarial de 5%, o que resultaria num salário unificado de R$ 1.021,60; Participação nos Lucros e Resultados (PLR) de 5%; cesta básica; alimentação no local de trabalho; e, principalmente, a manutenção das conquistas consagradas na Convenção Coletiva de Trabalho.

“Manter as conquistas previstas na Convenção Coletiva é agora nossa maior preocupação”, asseverou Zezinho. “A convenção consolida conquistas obtidas ao longo de 23 anos de negociação e luta, que agora estão ameaçadas pela nova legislação trabalhista, que institui o primado do negociado sobre o legislado”, explicou o sindicalista.

Segundo ele, o patronato quer pegar carona na mudança da legislação trabalhista para desconstruir os benefícios conquistados ao longo desses anos. “Está claro que eles têm esta agenda, mas não vamos permitir, vamos resistir”, avisou. A primeira rodada foi marcada pelo debate das cláusulas sociais e econômicas, mas não houve consenso e a segunda rodada foi agendada para depois do carnaval, devendo ser realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro.

O tema da campanha salarial unificada dos Trabalhadores (as) Assalariados (as) do Vale São Francisco BA/PE é Unidade, Luta e Resistência. Participam os sindicatos dos Trabalhadores (as) Rurais Juazeiro, Petrolina, Abaré, Curaçá, Sento Sé, Sobradinho, Lagoa Grande, Belém do São Francisco, Casa Nova, além do SINTAGRO, FETAG-BA, FETAEPE, FETAPE, CONTAG, CONTAR, CTB e CUT.

Assessoria de imprensa

 

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Conferência Nacional

banner cndr 2015