Sidebar

20
Dom, Jan

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Brasil tem uma das mais altas desigualdades de renda do mundo. Nesse cenário, conhecer a contribuição de ricos e pobres para as estimativas da disparidade pode ser um passo útil na definição de metas e ações capazes de amenizar o problema.

Um trabalho publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostra que, além de a renda nacional ser concentrada nos estratos mais abastados, os 10% mais ricos respondem por 51,5% da desigualdade total.

10% mais ricos contribuem para mais da metade do índice de desigualdade no país

Isso significa que o décimo mais rico dos brasileiros contribui para mais da metade da medida total de desigualdade, percentual maior do que aqueles encontrados em outros países, como Estados Unidos (45%), Alemanha (44%) e Grã-Bretanha (41%). A pesquisa ainda constatou que a maior parte dessa participação está concentrada na metade mais rica do grupo, que corresponde sozinha a mais de 45% do índice.

Outro fato revelado na pesquisa é que, no período entre 2001 e 2015, em que a desigualdade no país diminuiu, a contribuição para a desigualdade tanto do grupo dos 10% mais ricos como dos 10% mais pobres cresceu.

No estudo, a desigualdade foi medida por um indicador ainda pouco utilizado na literatura socioeconômica, a J-divergência, a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 1981 e 2015. Segundo os autores, a J-divergência possibilita que se quantifiquem as contribuições de cada indivíduo ou grupo de indivíduos, como os pertencentes a uma faixa de renda.

Para um dos responsáveis pelo estudo, o técnico de planejamento e pesquisa Carlos Henrique Corseuil, da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea, "o uso inédito da J-divergência para mensurar a desigualdade no Brasil permite tanto respaldar tendências já apontadas pelo emprego de outros índices, como avançar no diagnóstico desse importante problema social que persiste por muitos anos".

Acesse a pesquisa "A Contribuição dos Ricos para a Desigualdade de Renda no Brasil"

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.