Sidebar

18
Ter, Dez

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

“Uma referência à greve de 1917, considerada a primeira paralisação geral da classe trabalhadora brasileira, e o reconhecimento da contribuição deste setor para a construção do país reforçam nosso papel e desafios nos dias de hoje”, ressaltou o presidente nacional da CTB (licenciado) Adilson Araújo, após ato nesta segunda (9).

Durante o evento, o escritor e ativista político José Luiz Del Roio recebeu a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo, por sua história de vida dedicada à organização e defesa do movimento operário brasileiro.

whatsapp image 2018 07 10 at 20.17.53 1

Representando as mulheres no ato, Claudete Alves, presidenta do Sedin (Sindicato dos Educadores e Educadoras da Infância de São Paulo), destaca que a importância da memória para a construção da luta não só em São Paulo, mas em todo o Brasil. "Temos muito a agradecer ao companheiro Del Roio pela sua trajetória e compromisso em manter viva a trajetória de luta da classe trabalhadora. Essa é a garantia que de que as gerações futuras poderão entender mais sobre sua história e país", afirmou a dirigente.

whatsapp image 2018 07 10 at 20.18.05

José Luiz Del Roio

Nascido em São Paulo, Del Roio começou a atuar desde jovem no Partido Comunista Brasileiro (PCB), ajudando a organizar entidades estudantis e sindicatos operários. Depois do golpe militar de 1964, resolve, juntamente com outros militantes (como Carlos Marighella) fundar a Ação Libertadora Nacional (ALN). Viveu em Cuba, Peru e Chile, até se fixar na Europa. Foi um dos responsáveis pela retirada do Brasil de importantes documentos e acervos do PCB, incluindo a biblioteca de Astrojildo Pereira, contendo jornais, livros, revistas das primeiras décadas do século XX do movimento operário brasileiro. O material foi recolhido e, em uma operação secreta, é levado para Milão, na Itália. Após a redemocratização, todo o acervo retornou ao Brasil.

Del Roio também é cidadão italiano e em 2006 elegeu-se senador naquele país. Foi ainda membro do Conselho da Europa.

whatsapp image 2018 07 10 at 20.17.53 3

Portal CTB

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.