Sidebar

26
Ter, Mar

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A CTB-AL realizará nos dias 07 e 08 de outubro, no Hotel Ouro Branco, em Maceió, a reunião preparatória para a 1ª Conferência Municipal de Emprego e Trabalho Decente de Maceió, que acontecerá em 20 de outubro.

Gerivaldo Pontes, presidente da CTB-AL

A I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (I CNETD) foi lançada em novembro de 2010, no Palácio do Planalto, com a participação do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, integrantes do Comitê Executivo da Agenda Nacional de Trabalho Decente, representantes das centrais sindicais de trabalhadores e das confederações de empregadores.

O presidente da CTB em Alagoas, Gerivaldo Pontes, informa que a I CNETD tem por objetivo geral a promoção de um amplo debate no território nacional envolvendo a temática das políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social, na perspectiva da construção e promoção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente a partir das prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente de 2010.

A I CNETD é coordenada pelo Ministério do Trabalho e Emprego e será precedida de conferências estaduais, distritais e municipais/intermunicipais, que serão realizadas até outubro de 2011. Em todo o processo da I CNETD será assegurada a participação das representações de empregadores e de trabalhadores, bem como de outras organizações interessadas e comprometidas com a promoção do emprego e trabalho decente, autoridades e instituições governamentais.

No último dia 25 o SINTEP – Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado em Maceió participou da VI Jornada Nacional de Debates, com o tema Negociação Coletiva e Trabalho Decente, promovida pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e realizada no auditório da Força Sindical, em Maceió/AL. Tratou-se de evento de grande importância e esclarecimento para a categoria, estando presentes várias Centrais Sindicais (CTB, CUT e Força Sindical) e dirigentes de entidades sindicais.

O presidente do SINTEP e dirigente da CTB Alagoas, Robson Câmara, que participou do evento, destaca que “no período atual de grande embate com o patronato na defesa de melhores condições de trabalho e de um salário digno, é importante tomarmos consciência dos nossos direitos e dos melhores caminhos para a negociação”.

O diretor de Formação do SINTEP, Samuel Caetano, ressaltou a preocupação excessiva das empresas com o lucro, esquecendo a qualidade da Educação: “O trabalhadores sofrem com perseguições e uma carga de trabalho elevada, tendo conseqüências sérias para sua saúde, como depressão, desgaste físico e até lesões mais graves”.

Para o secretário de Finanças do SINTEP e diretor de Comunicação da CTB, Dilson Tenório, “As Instituições de Ensino Superior Privado atuam de maneira cada vez mais predatória em Alagoas, explorando a mão de obra do trabalhador de maneira impiedosa. A qualidade da educação passa também por melhorias nas condições de trabalho, lutamos por isso!”.

As Centrais Sindicais e Sindicatos comprometeram-se em realizar em Alagoas um novo encontro para debater de forma mais ampla a questão do trabalho decente, convidando demais entidades, lideranças e representações do movimento social.

Fonte: Selma Villela

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.